Educação Física
FORMAÇÃO: Bacharelado em Educação Física
CARGA HORÁRIA: 3.200 horas-aula
DURAÇÃO: 4 anos (8 semestres letivos)
MODALIDADE: Presencial
TURNO: Noturno
ATO AUTORIZATIVO DO MEC: Portaria nº 207 de 21 de maio de 2024
Valor de Matrícula: 1.370,00 R$
* Matrícula 50% de DESCONTO, valor: 685,00
Valor de Mensalidade: 1.350,00 R$
* Mensalidade 26% de DESCONTO, valor: 999,00 R$
* Mensalidade 30% de DESCONTO, 2 graduação, alunos e familiares do IJSF: 945,00 R$
Email: edfisica@faculdadefass.edu.br
Contato: (83) 99693-0163
Coordenador: Dr. Gabriel Rodrigues Neto
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7806200010176114
SOBRE O CURSO:
O Bacharelado em Educação Física da FASS pretende promover a formação crítica e humanística de profissionais bacharéis em Educação Física, para atuarem no mercado em conformidade com a legislação vigente, sendo capazes de compreender e intervir profissionalmente, dentro dos preceitos científicos e éticos consagrados, na realidade social a partir das diversas manifestações da cultura dos movimentos físicos.
O objetivo acima se desdobra nas seguintes intenções:
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Promover o pensamento crítico e reflexivo de métodos e técnicas para intervir nas práticas corporais de movimento a partir de distintas perspectivas: saúde, lazer, educação, cultura, gestão, estética, rendimento;
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Qualificar profissionais de Educação Física que se caracterizam pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referente ao conhecimento e atuação profissional;
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Promover a formação profissional científica e cultural de bacharéis em Educação Física, para que possam desenvolver práticas corporais de movimento com pessoas com deficiências ou não, nos alcances de rendimento dos diferentes grupos de crianças, jovens, adultos, idosos, considerando a diversidade cultural dos mesmos;
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Propiciar vivências interdisciplinares, acadêmicas, científicas e extensionistas nas áreas de conhecimento da Educação Física, fomentando a produção de conhecimento científico;
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Incentivar e contribuir para a formação continuada de profissionais em Educação Física;
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Desenvolver no aluno, juntamente com o conhecimento teórico, habilidades práticas que permitam a conjugação eficaz e o domínio das teorias e técnicas físicas esportivas e de lazer;
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Incentivar o estudo dos fenômenos físico-corporais, a construção do processo de saúde e lazer, de forma a poder aplicar as técnicas da Educação Física de modo efetivo e adequado às realidades sociais;
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Estimular o estudo da Ciência da Educação Física nas diversas formas que se apresenta na realidade em que se revela, com ênfase nas questões que permeiam a realidade social local regional;
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Capacitar os alunos para as pertinentes demandas da realidade onde a Instituição está inserida;
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Estimular a pesquisa e a extensão, visando à produção e a divulgação do conhecimento da Educação Física.
Os objetivos do curso de graduação em Educação Física da FASS contemplam um alinhamento pleno entre o que estabelece sua estrutura curricular, o contexto educacional proposto pela instituição, as realidades locais e regionais, bem como as novas tecnologias no campo do conhecimento relacionado ao curso, e ainda o próprio perfil do egresso, conforme se pode ver a seguir.
PERFIL DO EGRESSO:
A formação do profissional da Educação Física FASS tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
O egresso do Curso de Educação Física FASS é um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica e, após o processo formativo, sintetizará atributos de conduta pessoal e de habilidades que lhe atribuirão a capacidade de atuar com desenvoltura nos diversos desafios da carreira profissional. Essas habilidades e competências constituem um perfil projetado para o egresso do Curso, como a seguir descrito:
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Formação de cunho humanístico, interdisciplinar e crítico, unindo ao conhecimento de cunho generalista um conhecimento científico e técnico com o aprofundamento necessário à boa formação geral e à potencialização para o exercício futuro de atividades acadêmicas ou da carreira socioprofissional;
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Consciência de valores ético-políticos na consideração da estrutura da sociedade em que atuará, e a convicção de que, na sua hierarquia, domina o referencial da dignidade humana; ou seja, alia o senso ético-profissional à responsabilidade social;
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Atitude de compreensão dos fatos sociais, dos contextos e das conjunturas, em decorrência de uma visão universalizada dos fenômenos e da atualização de informações pertinentes à sua área de atuação;
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Preparação cidadã, pela qual o educando a apresente em comportamentos participativos na vida social, que contribuam à melhoria da vida em geral, e que também permitam uma apreensão, transmissão crítica e produção criativa das políticas sociais, não só em seu próprio processo de educação ao longo da vida, como para a transformação de sua localidade, região e país. Em síntese, uma visão atualizada de mundo e, em particular, uma consciência solidária dos problemas de seu tempo e de seu espaço;
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Preparação técnica que o capacite a conhecer os fundamentos históricos e a evolução do conhecimento sócio-político e cultural; capacidade de selecionar, com coerência e efetividade, os meios, os processos e recursos inerentes à sua habilitação profissional, para aplicar solução eficaz e justa aos casos que lhe sejam submetidos;
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Capacidade de atuar com desenvoltura na comunicação com profissionais de áreas conexas e afins, contribuindo para a solução de problemas nas esferas socioculturais, preferencialmente com relação aos problemas da gestão do desenvolvimento sustentável;
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Domínio das mais modernas tecnologias de informação e de comunicação e do uso de ferramentas de alta tecnologia para acesso e disseminação de informações de última geração e exercício ágil da profissão;
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Compreensão do caráter interdisciplinar e/ou transdisciplinar que integra as diversas atividades do curso e do exercício multiprofissional, cada vez mais presente no encaminhamento de soluções de problemas concretos, especialmente aquela voltada para a gestão do desenvolvimento sustentável urbano e rural, que demanda o concurso de profissionais de variadas especialidades;
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Capacidade de dar encaminhamento prático e de permanentemente ser capaz de teorizar essa prática, dando-lhe um conteúdo crítico e transformador;
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Abertura para a promoção de investigações permanentes em todas as suas aplicações no âmbito das demandas sociais e dos conceitos em geral;
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Disposição para a capacitação e qualificação continuada, com a consciência de que uma carreira profissional é sempre uma trajetória social e, por isso, deverá acompanhar as constantes transformações das sociedades global, regional e local.
A formação do Bacharel em Educação Física deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, qualificando-o para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às prática de atividades físicas, recreativas e esportivas; visando a aquisição e desenvolvimento dos seguintes conhecimentos, atitudes e habilidades profissionais.
Competências a serem desenvolvidas
A sociedade brasileira torna-se cada vez mais complexa em decorrência de diversos fatores, podendo-se destacar, dentre outros, a revolução tecnológica e sua interferência no processo assistencial e na qualidade de vida da população. Também a complexidade socioeconômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos profissionais do Curso de Educação Física, necessários para atender a demanda pelo exercício profissional nas suas diferentes áreas de trabalho. Desta forma, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e princípios gerais da Educação Física.
Para que o egresso alcance o perfil desejado, o Curso de Educação Física FASS, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018 e o Parecer CNE/CES nº 218, de 21 de maio de 2020, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:
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Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
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Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
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Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, bem como em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo e no campo da cultura e do lazer;
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Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
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Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
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Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
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Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional; e
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Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.
Assim, o Bacharel em Educação Física terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional da Educação Física.
MERCADO DE TRABALHO:
A FASS visa proporcionar aos seus egressos ferramentas para a prática de todas as profissões da área da Educação Física, de maneira ética e condizente com os valores sociais e de forma que o profissional formado possa atuar nas mais diversas áreas de atuação da sua formação.
Os mesmos, ao cumprirem os requisitos legais, poderão atuar nas seguintes atividades:
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Magistério da Educação Física na Educação Superior
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Personal Trainer
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Phisical coah
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Academias de preparação física (enquanto proprietário)
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Academias de preparação física (enquanto colaborador)
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Atividades pertinentes em órgãos públicos
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Atividades pertinentes em empresas em geral
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Técnico de equipes esportivas
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Treinador
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Atividades diversas no campo dos esportes, do lazer e da saúde
Há que se destacar que o bacharel em Educação Física zela bem-estar físico e emocional de indivíduos e coletividades. Esse profissional possui um vasto campo de atuação, seja como autônomo, seja no serviço público, em empresas particulares ou instituições sem fins lucrativos. Organizações de vários setores precisam de preparadores físicos para adequar suas atividades aos princípios da saúde e do desenvolvimento sustentável.
Diante do contexto analisado, o Curso de Educação Física tem por objetivo, por meio do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver nos alunos as competências requeridas dos bacharéis nessa área do conhecimento, dentro da expectativa do mercado supracitada.
Quanto aos egressos, a FASS tem entre seus focos principais, sua inserção no mercado de trabalho e, para tanto, promoverá constantemente programas especiais de capacitação, serviços técnicos e de consultoria e a realização de treinamentos, encontros e workshops com profissionais da área.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
A coordenação do curso de Educação Física da FASS é exercida pelo seguinte profissional:
Nome: Dr. Gabriel Rodrigues Neto
Titulação: Doutor
É Doutor em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. É mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Biodinâmica do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É especialista em Fisiologia do Exercício pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). É graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Diretor Geral da Faculdade Socorro Soares (FASS). Atualmente é professor das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE / FAMENE), no qual faz parte do Programa de Pós-Graduação a nível Mestrado Profissional em Saúde da Família. É autor da GUIDELINE intitulada: BLOOD FLOW RESTRICTION EXERCISE POSITION STAND: Considerations of Methodology, Application and Safety. Publicou 97 artigos científicos, um livro, 15 capítulos de livros, mais de 75 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais e é revisor de 37 periódicos científicos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial da revista Motricidade (http://revistas.rcaap.pt/motricidade/about/editorialTeam), da revista de Ciências da Saúde Nova Esperança (https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/about/editorialTeam), do periódico International Journal of Sport Studies for Health (https://brieflands.com/journals/international-journal-of-sport-studies-for-health/boards_and_committees) e do Journal of Endocrinology and Diabetes Mellitus (https://synergypublishers.com/ebm-jedm/). Tem experiência em Cineantropometria Metabólica, Morfológica e Neuromuscular, Treinamento de Força, Kaatsu Training (restrição de fluxo sanguíneo), Bioestatística e Pesquisa. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8477-1993
DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO:
DIRETOR(A) GERAL
Dr. Gabriel Rodrigues Neto
GERENTE FINANCEIRO
Italo Ramalho da Silva
SECRETÁRIA ACADÊMICA
Professora Ma. Thais Rodrigues e Rodrigues
REGIMENTO GERAL DA INSTITUIÇÃO:
COMPONENTES CURRICULARES:
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Introdução à Educação Física | 40 | - | 40 | 2 |
Anatomia Humana e Funcional | 40 | 40 | 80 | 4 |
Futebol e Futsal | 40 | 40 | 80 | 4 |
Fundamentos de Filosofia | 40 | - | 40 | 2 |
Antropologia e Diversidade Cultural | 40 | - | 40 | 2 |
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente | 40 | 40 | 80 | 4 |
Atividades Extensionistas I | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares I | - | (20) | - | - |
TOTAL | 240 | 160 | 400 | 20 |
SEGUNDO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Lazer e Recreação | 20 | 20 | 40 | 2 |
Fisiologia Humana e Biofísica | 40 | 40 | 80 | 4 |
Atividades Aquáticas | 40 | 40 | 80 | 4 |
Crescimento e Desenvolvimento Humano | 40 | 40 | 80 | 4 |
Fundamentos Científicos | 40 | - | 40 | 2 |
História e Cultura Afro Brasileira e Indígena | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas II | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares II | - | (20) | - | - |
TOTAL | 220 | 180 | 400 | 20 |
TERCEIRO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Atividades de Dança | 20 | 20 | 40 | 2 |
Handebol | 40 | 40 | 80 | 4 |
Aprendizagem Motora | 40 | 40 | 80 | 4 |
Fisiologia do Exercício | 40 | 40 | 80 | 4 |
Psicologia do Esporte | 40 | - | 40 | 2 |
Primeiros Socorros | 20 | 20 | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas III | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares III | - | (20) | - | - |
TOTAL | 200 | 200 | 400 | 20 |
QUARTO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Treinamento Desportivo | 40 | 40 | 80 | 4 |
Basquetebol | 40 | 40 | 80 | 4 |
Biomecânica e Cinesiologia | 40 | 40 | 80 | 4 |
Saúde Coletiva e Atividades Físicas | 20 | 20 | 40 | 2 |
Cineantropometria | 40 | 40 | 80 | 4 |
Atividades Extensionistas IV | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares IV | - | (20) | - | - |
TOTAL | 180 | 220 | 400 | 20 |
QUINTO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Voleibol | 40 | 40 | 80 | 4 |
Empreendedorismo e Gestão de Eventos Esportivos | 40 | 40 | 80 | 4 |
Nutrição no Esporte | 40 | - | 40 | 2 |
Legislação e Ética Aplicada | 80 | - | 80 | 4 |
Políticas Públicas em Esporte e Lazer | 40 | - | 40 | 2 |
Ginástica Laboral | 20 | 20 | 40 | 2 |
Estágio Curricular Supervisionado I |
| (180) | (180) | - |
Atividades Extensionistas V | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares V | - | (20) | - | - |
TOTAL | 260 | 140 | 400 | 20 |
SEXTO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Atletismo | 40 | 40 | 80 | 4 |
Atividades Físicas em Academia | 40 | 40 | 80 | 4 |
Novas Abordagens em Educação Física | 40 | 40 | 80 | 4 |
Educação Física adaptada | 20 | 20 | 40 | 2 |
Musculação | 40 | 40 | 80 | 4 |
Estágio Curricular Supervisionado II | - | (180) | (180) | - |
Atividades Extensionistas VI | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares VI | - | (20) | - | - |
TOTAL | 180 | 220 | 400 | 20 |
SÉTIMO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Artes Marciais | 40 | 40 | 80 | 4 |
Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais | 40 | 40 | 80 | 4 |
Marketing Esportivo | 40 | - | 40 | 2 |
Estágio Curricular Supervisionado III | - | (180) | (180) | - |
Atividades Físicas junto à Natureza | 20 | 20 | 40 | 2 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | 40 | 80 | 4 |
Optativa I | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas VII | - | 40 | - | 2 |
Atividades Complementares VII | - | (20) | - | - |
TOTAL | 220 | 180 | 400 | 20 |
OITAVO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Aulas | |
Treinamento Individualizado | 40 | - | 40 | 2 |
Processo de Envelhecimento e Educação Física | 40 | - | 40 | 2 |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 40 | 40 | 80 | 4 |
Projeto Integrador Interdisciplinar | 40 | 40 | 80 | 4 |
Estágio Curricular Supervisionado IV | - | (180) | (180) | - |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | 40 | 80 | 4 |
Optativa II | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas VIII | - | 40 | - | - |
Atividades Complementares VIII | - | (20) | - | - |
TOTAL | 240 | 160 | 400 | 20 |